Terceira e última pesquisa de intenção de voto mostra panorama do eleitorado nos últimos dias. Eleição para novo prefeito do município acontece no próximo domingo, dia 6 de outubro

O Jornal Cidade apresentou neste domingo (29) a terceira e última pesquisa eleitoral de intenção de voto para prefeito de Rio Claro para a Eleição 2024. O levantamento aconteceu ao longo desta semana, entre os dias 24 e 26 de setembro, em todas as regiões do município, em mais de 10 setores diferentes. A pesquisa traz três cenários: espontâneo, estimulado e de rejeição.

Os dados mostram o retrato do momento e foram levantados em 565 entrevistas individuais, em parceria com o instituto Statsol, empresa de estatísticas de São Carlos. A parceria com o JC também ocorreu nas eleições de 2020 e nas gerais de 2022, assim como nas duas pesquisas já publicadas em 2024 sobre a intenção de voto para prefeito de Rio Claro.

A margem de erro da pesquisa é de 4,5%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Nos gráficos abaixo, você confere o comparativo entre os dados da pesquisa realizada no dia 1º e os dados da pesquisa deste domingo, dia 29 de setembro. Ambas as pesquisas entrevistaram o mesmo número de pessoas, em todas as regiões de Rio Claro. A margem de erro e o nível de confiança também são os mesmos. As pesquisas estão registradas no TSE: Dia 1º: SP-07467/2024; Dia 29: SP-06943/2024.

Indecisão reduz, mas atual prefeito segue o mais citado

A pesquisa de intenção de voto espontâneo a prefeito de Rio Claro mostra que a indecisão em relação aos candidatos caiu em comparação com o último levantamento publicado pelo JC/Statsol no dia 1º de setembro. Se antes os indecisos somavam 47,38% dos entrevistados, agora esse índice chega a 42,12% do eleitorado mesmo a uma semana do dia da eleição.

Ainda assim, o atual prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), que busca a reeleição, lidera entre os citados em comparação aos adversários. Neste novo levantamento ele recebeu 35,93% das intenções, um crescimento em relação à pesquisa JC/Statsol publicada no início do mês, quando havia sido apontado pela preferência de 30,42% do eleitorado.

O candidato a prefeito Rogério Guedes (PL) vem na sequência com 10,62% das intenções, o que representa uma alta da pesquisa anterior, quando teve 8,57% dos votos. O candidato do Psol, Airton Moreira, mostrou também crescimento. O postulante tem 1,59% das intenções, também crescimento frente aos 0,52% do levantamento anterior. O Profº Sarti, do PSB, e quarto candidato a prefeito nesta eleição tem 1,06% das intenções. Antes, tinha 0,17%.

Os eleitores também apontaram o nome, nesta pesquisa eleitoral, de Juninho da Padaria com 0,18% das intenções. Mas, o ex-prefeito não é mais candidato. Ele teve o registro da candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral e renunciou. Outro fator importante nos números desta pesquisa: o eleitorado que já se decidiu por votar em branco ou anular o voto cresceu de 7,42% para 8,50%.

Gustavo cresce quase 10 pontos na pesquisa estimulada

O segundo cenário analisado na pesquisa JC/Statsol publicada neste domingo (29) é o estimulado. Considerou-se para a sua realização a saída de Juninho da Padaria da disputa eleitoral, portanto, foram analisados os quatro nomes que disputam a Prefeitura de Rio Claro oficialmente.

E, conforme o retrato do momento do levantamento, realizado entre os dias 24 e 26 de setembro, há destaque para o atual prefeito Gustavo Perissinotto (PSD). O candidato tem 46,90% das intenções entre o eleitorado que participou da pesquisa. É um crescimento em relação à pesquisa publicada no dia 1º, quando Gustavo tinha 37,06% da preferência.

O adversário Rogério Guedes, seu atual vice-prefeito, caiu no índice estimulado. Antes, o candidato a prefeito do PL tinha 22,73% das intenções, agora tem 18,76% entre os entrevistados. Airton Moreira (Psol), ainda que tenha caído de 3,15% para 2,48% na nova pesquisa, ainda está melhor colocado entre o eleitorado do que o Profº Sarti, que teve uma leva melhora no índice, saindo de 1,22% para 1,24%.

Fator também de destaque: o eleitorado indeciso quase dobrou, saindo de 9,09% para 16,28% dos entrevistados. Já aqueles que decidiram por anular ou votar em branco somam também uma alta. Antes eram 13,64%, agora são 14,34%.

Com saída de Juninho, Rogério é o mais rejeitado

O ex-candidato a prefeito Juninho da Padaria liderou a rejeição nas duas pesquisas eleitorais divulgadas pelo JC/Statsol neste ano de 2024. Com a sua saída da corrida eleitoral, a reconfiguração da rejeição aconteceu diante dos quatro candidatos a prefeito de Rio Claro.

O candidato Rogério Guedes (PL) se tornou o mais rejeitado neste novo levantamento, com 24,7% de rejeição. Antes, tinha 15,2%. O prefeiturável Airton Moreira, do Psol, teve um leve crescimento na rejeição, saindo dos 14% para 16,5%.

O atual prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) chega a 14,2% de rejeição na nova pesquisa, enquanto na anterior era 16,1%. O Profº Sarti segue sendo o menos rejeitado, mesmo com crescimento no índice. Agora tem 10,9% de rejeição, antes eram 8,4%.

Também cresceu o índice daqueles que não rejeitam nenhum dos candidatos: de 5,4% para 21,1%. Os que rejeitam todos somam 12,6%, antes eram 9,1%.

Mais em Política:

Investigados tentaram prender Alexandre de Moraes, diz PF

Vereador leva denúncias à Câmara envolvendo a pasta da Cultura

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem adesão de 81 países