Segundo o IPMet – Centro de Meteorologia de Bauru (FC/Unesp), a previsão para hoje (17) indica céu claro a parcialmente nublado pela manhã, sem chuva. Em Rio Claro e região, a partir da tarde, há a possibilidade de pancadas isoladas devido ao tempo abafado, causado pelo calor intenso e pela alta umidade. As temperaturas permanecem elevadas. A mínima registrada hoje no campus da Unesp foi de 19,6°C, e a máxima prevista é de 33°C. Informações da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva e rajadas de vento entre sexta-feira (18) e domingo (20), devido à passagem de uma frente fria. Estão previstas chuvas significativas, acompanhadas de raios, ventos que podem ultrapassar 60 km/h e possíveis quedas de granizo em áreas isoladas. O acumulado de precipitação pode chegar a 200 milímetros em várias regiões do estado ao longo do fim de semana.
O Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, reforçou a importância de adotar medidas preventivas em caso de tempestades, como evitar áreas abertas e encostas, buscar abrigos seguros, e prestar atenção à possível queda de árvores. Na Serra da Mantiqueira, o risco de temporais com ventos fortes e raios é maior, e na região de Campinas, o volume de chuva pode alcançar até 200 milímetros entre sexta e domingo.
As recomendações incluem evitar locais abertos, como praias e campos de futebol, manter distância de árvores e postes, e desligar aparelhos conectados à rede elétrica durante as tempestades. Também é importante não atravessar enxurradas ou áreas alagadas. Em caso de ventos fortes, deve-se ter atenção à queda de árvores e postes, e observar sinais de deslizamentos em encostas, como rachaduras em paredes ou inclinação de postes e árvores.
A Defesa Civil de São Paulo oferece alertas gratuitos por SMS e WhatsApp sobre riscos de desastres naturais. Para receber essas notificações, envie o CEP da sua região para o número 40199 por SMS ou cadastre-se no WhatsApp, iniciando uma conversa com o número (61) 2034-4611.