O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) votou e reconheceu na tarde desta terça-feira (22) o registro de candidatura do vereador Paulo Guedes (PP), terceiro mais votado na eleição deste ano em Rio Claro, com 2.831 votos. Desta forma, os votos do parlamentar deverão ser reconhecidos e ele ser declarado reeleito oficialmente para o mandato de 2025-2028 na Câmara Municipal.
O advogado de Paulo alegou, durante a manifestação no julgamento de hoje, que no dia 27 de setembro o STJ (Superior Tribunal de Justiça) havia julgado improcedente o processo e mais recentemente o Ministério Público Federal (MPF) decidiu não recorrer da decisão do STJ, ou seja, deixando o caminho livre para o vereador ter a inelegibilidade afastada na ação que o havia tornado inelegível.
O relator Claudio Langroiva Pereira votou pelo reconhecimento do recurso favorável a Paulo Guedes. Os demais juízes, por votação unânime, acompanharam o relator. Agora, espera-se transitar em julgado a sentença, o que pode demorar três dias, voltando para a Justiça Eleitoral de Rio Claro, onde o cartório eleitoral publicará um edital para retotalização dos votos.
Ou seja, algum dos parlamentares então eleitos na disputa à Câmara Municipal perderá o cargo. Confira na edição impressa do @jcrioclaro nesta quarta-feira (23) entrevista com o vereador Paulo Guedes (PP).