O ano de 2024 foi duplamente importante para a ASPACER (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento) e para a cidade de Santa Gertrudes. Em maio o Governo Federal por meio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o município como a Capital Nacional da Cerâmica de Pisos e Revestimentos. Já em outubro a Associação, que tem sede na cidade, celebrou 25 anos de dedicação, transformação e compromisso com o setor cerâmico.
Em relação a primeira conquista Luís Fernando Quilici, Diretor de Relações Institucionais da ASPACER, destaca que a lei federal ampliou e fortaleceu esse reconhecimento, destacando a cidade no cenário nacional: “A lei federal aprovada, assim como a estadual, são documentos importantes e declarações públicas oficiais que confirmam a existência de um trabalho histórico, sério e amplamente reconhecido”.
Já sobre os méritos da ASPACER os números explicam: a Associação representa hoje 23 indústrias cerâmicas e aproximadamente 70 empresas da cadeia produtiva, que juntas são responsáveis por mais de 230 mil empregos diretos e indiretos, além de 65% da produção nacional de revestimentos cerâmicos. Se há 25 anos a necessidade era de reunir os empresários em torno de uma entidade para fortalecer o polo, hoje os horizontes foram ampliados para uma busca por um futuro de desenvolvimento sustentável que traga benefícios para toda a região.
Para relembrar toda a trajetória e traçar perspectivas para 2025, o Jornal Cidade acompanhou um encontro que reuniu ex-presidentes e ao atual. Estiveram juntos João Oscar Bergstron Neto, Valmir Severino Carnevali, Benjamin Ferreira Neto, Heitor Ribeiro de Almeida Neto e Eduardo Roncoroni Fior (atual presidente). João Carlos Buschinelli, conhecido como Biguá, participou de maneira on-line. Atualmente ele reside em Balneário Piçarras (SC).