Após a substituição de cerca de 20 metros de tubulação, a prefeitura de Rio Claro iniciou a colocação de terra para recompor o piso no trecho da estrada que liga os distritos de Ajapi e Ferraz. A obra emergencial teve início na segunda-feira (9) e a pista segue interditada.
Até agora já foram colocados mais de 30 caminhões de terra para tapar o buraco. A Secretaria Municipal de Obras trabalha para que a estrada seja liberada até a semana que vem. Isso só será possível se as condições climáticas permitirem a compactação da terra, para depois ser refeita a pavimentação. “Com chuva e solo molhado, o período da obra poderá ser ampliado”, informa o secretário municipal de Obras, Valdir de Oliveira Júnior.
A intervenção foi necessária porque o antigo tubo armco que passava no trecho cedeu, afundando a pista. A tubulação velha, que tinha um metro de diâmetro, foi substituída por tubo de concreto de 1,2 metros de diâmetro, ampliando a vazão da água. Além disso, outra canalização de concreto, de um metro de diâmetro, também faz o escoamento de água naquele trecho.
Para que seja realizada obra de recuperação do piso e do asfalto, a prefeitura de Rio Claro precisou interromper o trânsito na estrada Ajapi-Ferraz. O acesso a Ferraz deve ser feito pela estrada velha ao distrito. O desvio fica a cerca de um quilômetro após o início da via, na altura de uma figueira.
Para ir de Ferraz a Ajapi, os motoristas devem utilizar estrada de terra, descendo à direita na altura da empresa Bentomar. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário informa que a obra, desvios e trechos de acesso estão sinalizados.