Laura Tesseti
Com a chegada do Natal, as festividades nas igrejas católicas e evangélicas ganham novos rumos e a programação passa a ser variada em relação às missas e cultos habituais. Os cristãos celebram nesta quijnta-feira (24) e na sexta-feira (25), o nascimento de Jesus. Em várias comunidades haverá programação especial.
Na Matriz de São João Batista, localizada na Rua 6, sem número, no Centro, acontecem nesta quinta-feira ( 24), às 20 horas, a missa e vigília de Natal. Já no dia 25, duas missas marcam a data, uma às 10 da manhã e outra às 19 horas.
A Igreja Matriz da Paróquia Espírito Santo, localizada no Jardim Guanabara I, terá missa nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 19 horas. Ainda pertencente à paróquia Espírito Santo, na Capela de São Pedro e São Paulo, no bairro Jardim Inocoop, a missa será nesta quinta-feira, véspera do Natal, às 20 horas, assim como na Capela São José, localizada na Assistência. A Capela da Sagrada Família, também da mesma paróquia, localizada em Batovi, terá missa no dia 24 de dezembro, às 20 horas.
Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Rua 2-A, 349, na Vila Aparecida, a missa desta quinta-feira acontece às 20 horas e, no dia de Natal, será realizada em dois horários, uma às 9 e outra às 18 horas.
Na Igreja Luterana, localizada na Avenida 14, 466, o culto de Natal acontece nesta quinta às 20 horas, e na unidade localizada no Distrito de Ferraz, também acontece às 20 horas.
Na Igreja de São Jorge, a Missa da Vigília do Natal será celebrada nesta quinta-feira às 19h30. A igreja fica na rua 1, esquina com a avenida 46, no Jardim Primavera.
Em artigo publicado na página da diocese de Piracicaba na internet (www.diocesedepiracicaba.org.br), o padre Ronaldo Francisco Aguarelli, pároco da Catedral Sé Santo Antônio, de Piracicaba, exalta que “celebrar o Natal é muito mais do que viver aquele romantismo pintado em telas e cartões, expresso em luzes e nas cores avermelhadas do “velho Papai Noel”. A essencialidade do Natal é abrir-se à novidade apresentada naquela manjedoura de Belém, acolhê-la e aceitá-la como a salvação em nossa vida. É suportar e superar, pela fé Naquele que veio e que vem, as dificuldades da vida. Em verdade, Natal é a festa da esperança na dramaticidade da vida, pois pelo mistério do Natal a vida venceu a morte na cruz”.