
Buracos, diferença de altura da ponte para o asfalto e falta de acostamento são situações pontuadas na Estrada Santa Gertrudes, que liga Rio Claro
Buracos, diferença de altura da ponte para o asfalto e falta de acostamento são situações pontuadas na Estrada Santa Gertrudes, que liga Rio Claro a SP-316
A estrada que liga Rio Claro à SP-316, ao final da Rua 9, é bastante utilizada pela população rio-clarense e também por moradores das cidades vizinhas. O trecho, conhecido como Estrada Santa Gertrudes, enfrenta problemas que têm causado preocupação: muitos buracos, desnível no asfalto próximo à ponte e, até recentemente, mato alto que dificultava a visão da linha férrea.
“Estamos bastante preocupados. Já buscamos contato com o poder público para relatar os buracos, o desnível no asfalto e o mato alto, que até pouco tempo atrás impedia a visão da linha férrea”, contou uma leitora do Jornal Cidade, que preferiu não se identificar.

A empresa Rumo, responsável pela linha férrea, foi procurada pela reportagem e informou que o problema do mato alto já foi resolvido. Em nota, a empresa explicou que “a roçada na região de Rio Claro foi realizada conforme o cronograma interno, que prioriza as áreas de maior necessidade. Devido às chuvas frequentes nesta época, a vegetação cresce mais rápido, o que pode impactar o planejamento, mas a manutenção foi concluída para garantir a segurança dos usuários”.
A Rumo também reforçou que “as passagens em nível (cruzamentos entre rodovia e ferrovia) contam com sinalização vertical (placas de trânsito – pare, olhe e escute) e horizontal (pinturas no asfalto). Além disso, os trens acionam a buzina ao se aproximarem dos cruzamentos, reforçando a sinalização para garantir a segurança de motoristas e pedestres. Esse sinal sonoro é emitido pelo próprio trem, e não por um dispositivo fixo na passagem”.
Já a Prefeitura de Rio Claro foi procurada pela reportagem do JC para comentar sobre os buracos e o desnível no asfalto, mas a Secretaria Municipal de Comunicação não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição.