Matheus Pezzotti
Manter a dieta na época das festas de fim de ano, aumentar a carga de treino quando a maioria aproveita para descansar e tirar férias, e começar o ano novo longe da família são alguns dos sacrifícios que três atletas da equipe Carmen Carolina Pro Team de Taekwondo de Rio Claro fazem para realizar o sonho de disputar as Olimpíadas.
Guilherme Dias, Talita Djalma, e Talisca Reis se preparam para dar o penúltimo passo, no dia 16 de janeiro, quando acontece a seletiva fechada que determinará a equipe que representará a Seleção Brasileira na modalidade em quatro categorias nos Jogos Olímpicos, que acontecem no Rio de Janeiro, em 2016.
Por já pertencerem à Seleção Brasileira e pelo desempenho em outras competições oficiais, Talita, da categoria até 57 quilos, e Talisca, da categoria até 49 quilos, têm grandes chances. Já Guilherme, que disputa pela categoria até 58 quilos, vem conquistando o cenário ao longo de quatro anos, obtendo expressivos resultados que o colocaram entre os 20 primeiros do Ranking Olímpico.
Para chegarem ao objetivo final, os três atletas estão treinando cerca de seis horas por dia, em três períodos de treino. Segundo a técnica Carmen Carolina, os últimos dias que antecedem a seletiva estão sendo especificamente para estudarem os possíveis adversários.
E, para desempenhar este papel e auxiliar os possíveis atletas olímpicos, Edval Marques e Nicholas Pigozzi, da equipe principal, e os integrantes da categoria de base João Victor Grella, Luiz Henrique Pelegrin e Adalberto Canovas, também dispensaram as férias da academia, aproveitando, inclusive, para se preparar para a temporada de competições do próximo ano.
HISTÓRICOS
Guilherme tem confiança de sobra em seu currículo. Ele foi medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2013, Campeão Pan-Americano em 2012 e Pan-Americano juvenil em 2009. “Estou treinando bem forte. Acredito no meu potencial e no trabalho da Carmen e do Márcio [treinadores]”, conta.
Talita, integrante da Seleção Brasileira, em 2015, consagrou-se como campeã em dois importantes campeonatos oficiais: o Brasileiro e o Sul-Americano. Segundo ela, toda vez que pensa na possibilidade de ir às Olimpíadas se sente feliz “por estar a caminho de uma grande realização pessoal”.
Talisca, que conquistou a medalha de prata no Pan-Americano de 2012, se sente bastante preparada para representar o Brasil no Mundial Olímpico. “Desde 2014 mudei meu foco. Me sinto extremamente concentrada nos treinos e nos hábitos alimentares”, comenta.
Para Carmen Carolina, técnica da equipe rio-clarense, a confiança deles é fruto de um treinamento intenso e focado. “Todo atleta sonha com as Olimpíadas. No entanto, sonhar apenas não basta. Tem que se sacrificar. É por isso que estão onde estão”, afirma.
Obtendo sucesso na disputa de janeiro, os atletas enfrentarão a seletiva final, que acontece em fevereiro, quando serão anunciados os nomes que representarão, definitivamente, o Brasil no taekwondo nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.