O Centro Cultural Roberto Palmari está localizado na R. 2, número 2880, na Vila Operaria. Foto: Divulgação/PMRC

Os encontros serão dias 22 e 29 de março, das 9h30 e 12h, no Centro Cultural Roberto Palmari

Oriana Ortiz, artista multidisciplinar paulistana formada em Madrid, traz a Rio Claro oficinas de dança contemporânea experimental, nas quais vai comandar os inscritos em uma série de exercícios corporais voltados à consciência e desenvolvimento do corpo e sua expressividade, agregando como estímulo outras formas de arte.

As inscrições podem ser feita no endereço https://forms.gle/eqn2gwm1KePbB5kT9. As oficinas serão realizadas em parceria com a prefeitura de Rio Claro por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura.

A metodologia de Oriana Ortiz se baseia em estudos independentes que manteve ao longo de sua trajetória de aprendizado da dança, além da experiência adquirida como aluna de diversos estilos, desde as danças mais tradicionais – como balé clássico e o jazz dance – até as modalidades urbanas – house, dancehall, hip hop, – contemporânea e de salão.

As vivências estão abertas a todas as pessoas maiores de 16 anos que estejam aptas a práticas de atividades físicas. Por seu caráter horizontal e colaborativo, a oficina tem como proposta servir tanto pessoas sem nenhum contato prévio com a dança quanto dançarinos e dançarinas em busca de desenvolver um vocabulário próprio.

Oriana Ortiz é artista multidisciplinar brasileira certificada pela Escola de Artes e Profissões Artísticas SUR, localizada no Círculo de Bellas Artes de Madri (Espanha) e mestra em Matemática formada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Está envolvida principalmente com artes cênicas, composição musical e poesia.

Da sua formação artística destaca-se a dedicação a múltiplas modalidades de dança – contemporânea, jazz, urbanas (hip hop, dancehall, house) e balé clássico desde 2004. Fez parte de três grupos de aprofundamento entre 2018 e 2021, um dos quais fundou e no qual atuou como coreógrafa, além de dançarina.

Em 2018 foi premiada no Festival Desterro de Santa Catarina. Participou de workshops presenciais e on-line ministrados por artistas com projeção internacional como Galen Hooks, Maria Rovira, Ana Botafogo, Victor Hamamoto (Cia Cena11) e Juliana Kiss.

Em 2024 ministrou o workshop “Desenvolvimento, consciência e liberdade do corpo em dança” para a comunidade da Escola SUR.

Desenvolveu grande parte de sua formação musical como aluna de Irmã Hermínia Maria Zago, discípula de Heitor Vila Lobos. Possui formação em teatro musical pela filial de Florianópolis da produtora “Marquee Productions”, sediada em Nova Iorque. Em 2022 foi selecionada para o elenco de “Chicago” pela produtora “MovinCena”.

Começou com a poesia em 2010, durante seus anos de formação acadêmica. Em 2018 auto publicou o livro de poesia “Tudo que se move como a água”. Nos anos seguintes, expôs suas obras por meio de instalações poéticas e leituras dramáticas.

Em 2024 expôs a instalação poética “Em la Tierra como em el Cielo” no Círculo de Belas Artes de Madri como parte da exposição coletiva “Lo que Queda” em que também realizou a performance “Ritual”, que complementava o conteúdo e o tema da instalação.

Atualmente desenvolve seus trabalhos artísticos em paralelo à carreira de cientista de dados.

Entre seus principais temas de pesquisa estão: o corpo livre de julgamento, a dinâmica eu-todo, o íntimo, a individualidade, o autoconhecimento, a espiritualidade, a motivação humana e a meta-poesia.

Tags: , , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.