Matheus Pezzotti
Após as festas de fim de ano, o Rio Claro Basquete voltou aos treinos no último domingo (3). Na última rodada do turno, o time vai folgar e volta a jogar apenas no dia 13, contra a Liga Sorocabana, fora de casa, no início do returno.
“O lado ruim disso é que temos mais treinos físicos (risos), mas o lado bom é que temos mais tempo para nos preparar, tanto fisicamente como na parte tática, que tem muitos detalhes passados pelo [técnico] Dedé Barbosa e isso vamos pegando com o tempo e esse período vai ser bom para isso”, diz o armador Tatu.
Mas engana-se quem pensa que neste período de recesso os jogadores não treinaram. O preparador físico Marcos Coreno deixou uma lista de exercícios, seguida pelos atletas.
“Na maioria das equipes, o preparador físico passa os exercícios e o atleta guarda na gaveta, mas confesso que eu vim ao ginásio treinar e todos comentaram que também fizeram exercícios. Não desfoquei totalmente porque o nosso momento é bom, não podemos começar do zero e, por isso, ninguém exagerou nas festas”, comenta Tatu.
Apesar de não fazer exercícios físicos, o técnico Dedé Barbosa também não se ‘desligou’ totalmente na folga. “Eu não desligo nunca. Minha esposa sempre fala para desfocar o Dedé treinador para o Dedé marido e pai. Alguns momentos com a família, na praia, enfim, mas quando vou para casa, de madrugada, acabo sempre vendo os jogos novamente”, relata.
De volta aos treinos, Dedé quer aproveitar ao máximo o tempo que tem, vantagem adquirida na tabela. “Ainda não tivemos esse tempo que vamos ter para treinar. Esta semana vai ser muito boa e temos que ganhar o máximo de jogos possível para entrarmos nos playoffs. Estamos focando muito nos treinos físicos. Somos a única equipe que vai voltar a jogar só no dia 13 e por isso tivemos essa folga entre o Natal e o Ano Novo”, finaliza o treinador do Rio Claro Basquete.