Carine Corrêa
De mãos atadas. É assim que os motoristas que utilizam a estrada que liga Rio Claro ao Distrito de Ajapi se sentem em relação às más condições do acesso. Em menos de um mês, foram três acidentes na vicinal, segundo a leitora Valdirene de Andrade.
“No último dia 15, um motociclista foi desviar de um carro e se acidentou ao cair em um buraco. Ele teve o baço perfurado pelo guidão da moto e quebrou a clavícula. Ainda está internado. Na véspera do Natal, um caminhão fechou um carro. O motorista do automóvel não teve como frear e bateu contra um poste. Já na virada do ano, outro motorista colidiu contra um poste ao perder o controle do veículo. Um farol alto acabou atrapalhando o motorista”, detalha Valdirene.
A moradora de Ajapi explica que, se nenhuma providência for tomada – como o reparo de buracos, a implantação de uma sinalização adequada e instalação de radar eletrônico – irá mobilizar um protesto com o fechamento da pista. “Estou colhendo assinaturas. O objetivo é chegar à marca de 2 mil assinaturas, ir à Câmara Municipal e articular um protesto”, contou.
Prefeitura
Por sua vez, a Prefeitura de Rio Claro garante que a estrada foi o primeiro local a receber serviços na nova etapa da operação tapa-buracos, iniciada no fim do ano passado pela Secretaria de Obras e que recebeu sinalização de trânsito feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana. “A operação tapa-buracos atende todo o município e o serviço deverá ser realizado no ponto do acidente. As chuvas, além de ocasionarem a abertura de novos buracos, dificultam os trabalhos de fechamento dos buracos já existentes”, disse em nota.