Matheus Pezzotti
Nesta sexta-feira (9), o Rio Claro FC completa 105 anos de fundação e, como todos os anos acontece, os rio-claristas se reúnem para celebrar a data.
E, como forma de resgatar a história do clube, o Memorial do Rio Claro FC, em parceria com o Senac Rio Claro e o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, desde o dia 30 de abril, realiza a exposição “105 anos do Rio Claro Futebol Clube”, no Espaço RICultural, na Avenida 2, entre as ruas 8 e 9, no Centro. O horário para visitação, de segunda a sexta, é das 8 às 21 horas e, aos sábados, das 8 às 14 horas.
“É uma data que não poderia passar em branco. O Tu Reginato [presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Claro e também conselheiro do Azulão] deu a ideia de fazermos uma exposição no Senac e, através da coordenadora Rita Garcia, à qual agradecemos pela ajuda, acertamos a realização da exposição”, afirma José Carlos Arnost, coordenador do Memorial do Rio Claro FC.
A exposição reúne aproximadamente 50 fotos das equipes que jogaram pelo Galo Azul ao longo desses 105 anos, além de uma réplica da primeira camisa do time, de 1909, e uma usada pelo time neste Paulistão.
“Essa exposição é uma homenagem à equipe que trouxe grandes alegrias para a cidade e, por meio do futebol, conta um pouco da história de Rio Claro”, diz Rodrigo Buzin Siqueira do Amaral, gerente do Senac Rio Claro.
Os visitantes vão concorrer a essas duas camisas do Azulão, doadas pelo Memorial do Rio Claro FC, que serão sorteadas no último dia do evento, no dia 31 de maio. Arnost explica também que a exposição é voltada para todos os torcedores do Rio Claro FC amantes do futebol, mas principalmente aos mais antigos.
“Os torcedores mais antigos têm uma certa dificuldade em utilizar a internet. No Facebook, o Memorial possui um perfil para as pessoas comentarem 500 fotos que disponibilizamos em nossa página, desde 1916 até o jogo contra o Santos, última partida realizada no Schmidtão pelo Paulistão, no dia 16 de março deste ano. Aos interessados, basta apenas solicitar amizade que os administradores do perfil aceitam os pedidos”, relata.
Além da exposição comemorativa, de acordo com Arnost, nesta sexta, haverá uma festa dos torcedores comemorando a data de fundação do time no Schmidtão, a partir das 18 horas, com entrada gratuita.
Depois do Paulistão, as atividades do time profissional estão paralisadas até o final do ano. Com a desistência de participar da Copa Paulista, a diretoria pretende iniciar a montagem do elenco para a disputa do estadual em outubro. No Sub-20, o Azulão estreia no Paulista no próximo sábado (10), no Schmidtão, às 15 horas, contra o São Carlos, pelo Grupo 2, que ainda conta com Francana, Batatais, Botafogo, Comercial, Ferroviária e Independente.