Carine Corrêa
Nessa segunda-feira (18), pelo menos cinco queimadas foram registradas em diferentes pontos da cidade. Região do Bonsucesso, Vila Olinda, Mãe Preta, Santana e Bom Retiro foram os bairros em que houve registros de incêndios.
No bairro Bom Retiro, a fumaça entrou na casa dos moradores. “Tenho filhos pequenos, inclusive um bebê. Foi sufocante a fumaça dentro de casa. Por que fazer isso nesse calor?”, reclamou a moradora Daiane Teixeira.
O Corpo de Bombeiros atuou em algumas ocorrências: na Rua 10, entre avenidas 58 e 60, no Vila Olinda; na Avenida dos Estudantes, no bairro Mãe Preta, e na Avenida 38 com a Rua 10, no Santana.
Comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, tenente Giovani faz o alerta: “Proprietários de terras, fazendas, canaviais devem fazer aceiros ao redor das plantações, entre talhões, para que, em caso de incêndio, seja mais fácil para os bombeiros controlar”, orientou. Ele atenta à lei de Crimes Ambientais, que prevê em seu artigo 41 pena de até quatro anos para aquele que provocar incêndio em mata ou floresta. “É preciso evitar qualquer tipo de queimada. Em dias quentes, secos ou com ventos fortes, o fogo pode se tornar incontrolável”, acrescentou.
Paulo Ortiz é chefe do Núcleo Operacional da Defesa Civil de Rio Claro e soma a orientação: “Quando tem fumaça, o recomendável é fechar as portas e janelas, colocar panos úmidos entre os vãos. Para diminuir os efeitos da fumaça, é recomendável também lavar os olhos com água ou soro, assim como as narinas. Sempre beber muito líquido. É preciso evitar também tomar banhos morno a quente demorados”, detalha Ortiz. Para umidificar o ambiente, Ortiz sugere a colocação de vaporizadores ou vasilhas com água nas residências, para aumentar a umidade do ar.