Divulgação
Preparativos para o Campeonato Mundial de Balonismo, que será realizado de 17 a 27 de julho, em Rio Claro, prosseguem com iniciativas em várias frentes. Na última sexta-feira, dia 16, representantes da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil reuniram-se para debater os vários aspectos de segurança que envolverão o evento internacional.
A participação dos setores envolvidos com a questão de logística e segurança do grande evento, que trará à cidade balonistas de várias regiões do mundo, contribui para aprimorar a organização e garantir um espetáculo inesquecível para a população de Rio Claro e os turistas que estarão se hospedando na cidade.
Os preparativos também serão utilizados no 27º Campeonato Brasileiro de Balonismo, que será realizado em Rio Claro pouco mais de um mês antes do mundial, de 4 a 8 de junho. À medida que o Mundial de Balonismo se aproxima, outras iniciativas já indicam o comprometimento da cidade com a competição.
Na última semana, discutiu-se a preparação de cardápios bilíngues (inglês-português) por bares e restaurantes, visto que o inglês é a idioma oficial a ser adotado na competição internacional.
Proprietários desses estabelecimentos e do setor hoteleiro receberam a recomendação de fornecerem a seus funcionários noções básicas de inglês, para facilitar o contato com autoridades, equipes e pilotos estrangeiros, o que é fundamental no turismo receptivo.
A tradição de boa hospitalidade e de servir boa comida é uma das características mais evidenciadas pelos turistas que visitam Rio Claro, como ficou demonstrado nas pesquisas realizadas pela empresa Strategia Consultoria Turística, que elaborou o Plano de Desenvolvimento Turístico de Rio Claro, entregue oficialmente à Prefeitura dia 8 de maio.