Carine Corrêa
Quem passou em frente à Prefeitura de Rio Claro nesta semana observou rampas de acessibilidade em frente ao prédio da administração pública. O motivo é que estão sendo implantadas na área central do município 50 novas rampas, “em modelo pré-moldado e com piso podotátil para auxiliar pessoas com deficiência visual”, segundo a municipalidade.
As rampas estão sendo implantadas na região do Centro, incluindo trechos no entorno do Jardim Público, trechos da Rua 2, Rua 3, Rua 4 e Rua 5. Quem sofre diariamente com os problemas de falta de acessibilidade observa os mínimos detalhes.
“Fazem a rampa em uma calçada, por exemplo, e depois o recapeamento asfáltico cria um degrau. As calçadas são tortas, estreitas e esburacadas”, avalia Rodolfo Sarudiansky. “Fazem meia dúzia de rampas ‘bonitinhas’ e o restante da cidade é extremamente precário, assim como em todo o país”, conclui Rodolfo.
Questionada sobre o investimento aplicado na implantação das novas rampas, a Prefeitura informou que foi desprendido o montante de R$ 13 mil, adquiridos por meio “do Ministério do Turismo a partir de convênio com a prefeitura para uma série de melhorias no Centro Histórico do Município”.