Lucas Calore
Quem passou por algumas praças de Rio Claro, como o Jardim Público, Praça da Liberdade e Praça da Igreja Santa Cruz, deve ter percebido algo diferente. São centenas de jovens perambulando, para lá e para cá. O motivo? O jogo Pokémon GO.
Um dos mais aguardados no ano, o game foi lançado no Brasil na noite de quarta-feira (3). A dinâmica funciona da seguinte forma: quem instala o jogo, deve percorrer as ruas e avenidas das cidades para “capturar” pokémons, aqueles pequenos monstrinhos com poderes que são sucesso em desenho animado há duas décadas.
Já as praças, pontos turísticos e outros monumentos dos municípios em geral são usados pelo jogo como locais estratégicos. São neles que os jogadores conseguirão mais bônus para continuar jogando.
Ocupação
“Antigamente eu vinha brincar de ‘pega-pega’, hoje a tecnologia está inserida nas brincadeiras da nova geração”, diz Renato Molina, de 47 anos, que acompanhava seu filho Matheus, de 11 anos, no Jardim Público, no Centro de Rio Claro.
Maria J. P. Brunelli, com a filha Maria Eduarda, também estavam na praça em busca das criaturas. “Há quanto tempo que eu não via adolescentes brincando aqui? Hoje em dia só ficam dentro de casa”, diz, surpresa.
Cuidados
Para a reportagem, o 1º-sargento Pinheiro, da Polícia Militar, fala sobre a segurança. “As pessoas vão correr riscos como qualquer outro cidadão na rua. Deve-se prestar atenção ao local onde está para não ter problemas”, disse.