Ação da Sepladema contou com apoio da Guarda Civil Municipal em área do Distrito de Ajapi

Lucas Calore

Um grupo de ciganos foi retirado de uma área verde no bairro Terras de Ajapi, no Distrito de Ajapi, na manhã dessa quarta-feira (29).

Segundo o agente fiscal Alberto Merino, da Sepladema, a família que ocupava o terreno recebeu notificação pedindo sua saída no dia 17 de fevereiro, mas não respeitou o prazo de cinco dias.

“Com o apoio da Guarda Civil Municipal, negociamos de forma pacífica para que não fosse necessário confronto”, relata. A ação contou com quatro viaturas, além de um caminhão que poderia ser usado em caso de necessidade na recusa da saída.

Após alguns minutos de conversa, a família decidiu retirar os pertences e colocou em um terreno particular defronte ao local.

Ainda de acordo com Merino, como a ordem judicial foi cumprida, o trabalho foi encerrado com a entrega da notificação.

Lamentação

Vitor Soares, ambulante que morava na tenda instalada na área com sua esposa grávida e dois filhos, lamenta o ocorrido.

“A gente ficou constrangido e ofendido”, comentou para a reportagem. Na barraca, havia cama, geladeira, fogão e outros utensílios, e eles ocupavam aquele ponto há cerca de dois anos.

Demais integrantes do grupo de ciganos moram em residências na mesma rua do terreno e relatam que sofrem represálias de vizinhos.

“Há cinco anos que moramos aqui. Nós limpamos e cuidamos dessa área. Não bebemos e ninguém nem fuma aqui. É preconceito contra nós. Estamos envergonhados pelo jeito que chegaram aqui”, desabafou Marcio Alves, também ambulante.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: