Carine Corrêa

Layout do site da suposta empresa que vem oferecendo falsas vagas de emprego em RC
Layout do site da suposta empresa que vem oferecendo falsas vagas de emprego em RC

Um anúncio espalhado em vários pontos de Rio Claro oferta a vaga de porteiro sem experiência. A vaga oferece, além do salário de R$ 938, benefícios como cesta básica, convênio médico, vale-refeição e registro em carteira.

O que mais chama atenção nesse caso é que, quando o candidato faz contato com a suposta empresa, é informado que, para concorrer à vaga, deve ter um Certificado de Portaria, fornecido pela empresa fictícia mediante pagamento de boleto no valor de R$ 150.

A redação entrou em contato com um dos números disponibilizados no anúncio e conversou com uma suposta funcionária identificada como Emily para saber a respeito da vaga de emprego.

Ela diz que, para obter o Certificado disponibilizado pela empresa, seria necessário acessar o site www.globalcentro.com.br e clicar no item “porteiro e recepcionista” para gerar o boleto, que deveria ser pago em lotérica ou agência bancária.

A mulher que se identificou como Emily ainda diz ao telefone que a vaga seria garantida conforme a velocidade no pagamento. “Você vai receber uma apostila e terá que responder a algumas perguntas”, disse, desprovida de linguagem corporativa.

Nesse tipo de situação, o diretor do Procon de Rio Claro, Sérgio Santoro, alerta para alguns itens que podem auxiliar na identificação de golpe. “Ninguém pede depósito antecipado em troca de emprego. A falta de telefone fixo e de endereço da empresa é outro indício”, diz.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.