Ednéia Silva
A Guarda Civil Municipal terá esquema especial para fazer a segurança nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo. Pontos críticos como a Avenida Presidente Kennedy e a Rua 9 com a Avenida 29 serão monitorados por câmeras, além de guardas em viaturas. A medida visa inibir acidentes de trânsito, entre outras infrações.
As informações foram divulgadas pelo comandante da GCM, Wladimir Walter, em entrevista ao programa Jornal da Manhã, da Rádio Excelsior Jovem Pan nessa quarta-feira (11). De acordo com ele, a corporação pretende aumentar o efetivo e o número de viaturas nas ruas, principalmente em locais de maior concentração de pessoas, como a Rua 14, Avenida Presidente Kennedy com a empresa 3 Fazendas e a Rua 9 com a Avenida 29. Nos locais de monitoramento as imagens ficarão gravadas e poderão ser utilizadas em caso de infração.
Walter explica que o objetivo é evitar acidentes e infrações de trânsito. Segundo ele, muitos torcedores às vezes se excedem no consumo de bebida alcoólica e saem às ruas para comemorar após vitória nos jogos, podendo causar problemas para a segurança de todos.
O guarda municipal Maurício, encarregado operacional da GCM, disse que, em caso de flagrante de infração, como suspeita de embriaguez ao volante, o condutor é conduzido ao plantão policial, onde as autoridades tomam as providências cabíveis. Ele observa que, mesmo com a Lei Seca, muitos motoristas ainda são flagrados nesse tipo de irregularidade, principalmente em período de festas.
O comandante alerta os motoristas que, além das câmeras de monitoramento, a cidade possui os radares que também fazem fiscalização eletrônica. Walter também comentou o problema que ocorre aos finais de semana no terminal de ônibus urbano da Rua 1, região central da cidade. Jovens que saem do shopping se concentram no local fazendo algazarra e atrapalhando as pessoas que precisam usar os coletivos. Para coibir esse tipo de ocorrência, quando possível, a GCM tem colocado viaturas no na Rua 1 da Avenida 7 até a Avenida 2.