Valdira Guimarães Augusto

O artista plástico e professor de artes aposentado, José Carlos do Santos, observa orgulhoso a sua criação: a réplica da taça da Copa do Mundo
O artista plástico e professor de artes aposentado, José Carlos do Santos, observa orgulhoso a sua criação: a réplica da taça da Copa do Mundo

        A réplica da Taça da Copa do Mundo, que está em exposição no Paço Municipal, vem chamando a atenção de quem circula pelo local. A obra, produzida pelo artista plástico e professor de artes aposentado José Carlos dos Santos, foi feita inicialmente para compor o Carro do Rei Momo durante o Carnaval e, após restauração, está exposta no Paço Municipal.

        “A réplica foi esculpida a pedido da Secretaria Municipal de Turismo para o carro do Rei Momo. Utilizei fotografias da peça original e tentei uma reprodução muito próxima da verdadeira. Sempre que vou realizar um trabalho artístico, a expectativa é de que as pessoas compreendam visivelmente a intenção e reconheçam o objeto facilmente, sempre com muita emoção”, observa José Carlos dos Santos.

        Ele atua como artista plástico há mais de 30 anos, tendo realizado trabalhos não apenas em Rio Claro, como também já exportou peças até para o exterior. Nos últimos 18 anos foi responsável pela criação do carro do Rei Momo.

        Sobre a Copa do Mundo, o rio-clarense aponta uma coincidência: ele nasceu em 1950, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo, mas infelizmente perdeu o campeonato; e completará 64 anos justamente no dia 13 de julho, final do Mundial. “Espero que desta vez o Brasil seja vitorioso. Porém, acredito que mais importante do que ganhar a Copa seja os brasileiros mostrarem que somos um país civilizado e que, mesmo em uma possível derrota, o que não desejo,  as pessoas tenham orgulho do país e mantenham a cabeça erguida, sem brigas ou discussões”, avalia Santos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Um ajudante do ‘Bom Velhinho’ na Cidade Azul

Autora de Rio Claro lança livro com temática de fim de ano