Valdira Guimarães Augusto

Entre os principais materiais utilizados estão pó de café usado, casca de ovo, tampinha de garrafa, papel machê, cal branco e outros
Entre os principais materiais utilizados estão pó de café usado, casca de ovo, tampinha de garrafa, papel machê, cal branco e outros

Missas e procissões marcam o dia desta quinta-feira nas paróquias de Rio Claro. Além disso, algumas igrejas irão confeccionar tapetes, enfeitando o pátio das paróquias ou ruas, com a ornamentação de tapetes para receber as procissões.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conforme o diácono Éder Benedito Simonato, os preparativos para a confecção do tapete começam por volta das 4h30 da manhã. Aproximadamente 2 mil pessoas estão envolvidas na atividade, entre integrantes de 12 pastorais, comunidade, Guarda Municipal e também auxílio das capelas Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora da Glória, entre outros colaboradores.

O diácono enfatiza que são utilizados, em média, 2 toneladas de serragem para ornamentação do tapete. Outros materiais utilizados são pó de café usado, casca de ovo, tampinha de garrafa, papel machê, cal branco e vários outros materiais. A igreja conta também com missa às 16h, seguida de procissão, que sairá de frente à Rua 2-A, descendo pela Avenida 40, sobe a Av. Saibreiro e termina na junção entre a Saibreiro I e II.

Outra igreja que também confecciona o tapete de Corpus Christi é a Bom Jesus. A ornamentação começa às 8h e o tapete será montado dentro do salão paroquial. Às 16h será celebrada missa, seguida de procissão pelos arredores da igreja.

Na Paróquia São Francisco de Assis a ornamentação terá início às 10h. A missa será celebrada às 15h, seguida de procissão. O tapete será confeccionado na Rua 23 com Avenida 64, no Jardim Panorama. Após a missa haverá lanche comunitário, assim, fiéis podem levar pratos e bebidas para partilhar.

Na paróquia Nossa Senhora da Saúde, a confecção começa a partir das 7h, no pátio da igreja. A procissão terá início às 17h, na Avenida 7-A em direção a paróquia da Saúde e, em seguida, missa.

Na São João Batista haverá missa solene às 16h30, seguida de procissão na área central. Na sequência, tem início a Quermesse do Padroeiro. A Paróquia de Santana tem missa às 8h e em seguida procissão até a Capela São Judas Tadeu.

Na paróquia Santa Cruz a missa será às 9h, seguida de procissão. A São José Operária celebra missa às 8h, também seguida de procissão. E na Paróquia Imaculado Coração de Maria, a missa será às 8h e, na sequência, procissão.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Um ajudante do ‘Bom Velhinho’ na Cidade Azul

Autora de Rio Claro lança livro com temática de fim de ano