Superintendente do DNPM/SP enfatiza a importância da atuação dos técnicos presentes junto a suas instituições

Divulgação

Superintendente do DNPM/SP enfatiza a importância da atuação dos técnicos presentes junto a suas instituições
Superintendente do DNPM/SP enfatiza a importância da atuação dos técnicos presentes junto a suas instituições

A Subsecretaria de Mineração da Secretaria de Estado de Energia de São Paulo, o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM/SP, o Comin-Fiesp, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT e a Aspacer realizam no dia 25, na sede da Aspacer, o “2º Treinamento sobre Ordenamento Territorial Geomineiro – OTGM: bases conceituais e técnicas”.

Nesse momento, oitenta vagas serão disponibilizadas. O evento é gratuito, mas mediante inscrição através do site: www.aspacer.com.br. Horário: das 13h30 às 18h. O objetivo do treinamento é capacitar técnicos de associações, empresas e instituições públicas do Estado de SP a dar assistência à prefeituras visando a inclusão da mineração nos planejamentos urbanos, através dos planos diretores, e de desenvolvimento econômico dos municípios.

A Aspacer esteve participando de uma reunião no Comin –Fiesp, no dia 29 de maio, da qual o assunto foi pauta. Representantes de diversas entidades e associações, envolvidas com assunto “Mineração”, estão muito otimistas com o 2º Treinamento. Desde o 1º Treinamento, realizado na sede da Fiesp, do qual a Aspacer participou, o subsecretário de Mineração do Estado de São Paulo, José Fernando Bruno, destacou que o Brasil está atrasado na inserção da mineração no planejamento territorial, uma vez que a metodologia, apesar de em constante aperfeiçoamento, tem estado disponível há muito tempo. Ressaltou que são esses instrumentos que são capazes de garantir que, nas épocas em que demandas pressionam o mercado de agregados e outros minerais, como é o caso atual, não se corra o risco de que haja desabastecimento desses produtos que vêm da mineração. Os temas são abrangentes e se aprofundam nas discussões que envolvem a atividade minerária.

Assuntos relacionados à legislação e ações institucionais relacionadas ao ordenamento territorial, possibilidades de atuação presente e futura do DNPM/SP com relação ao ordenamento territorial da mineração, o detalhamento da metodologia de execução do OTGM.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Um ajudante do ‘Bom Velhinho’ na Cidade Azul

Autora de Rio Claro lança livro com temática de fim de ano