A prefeitura de Rio Claro está intensificando a inspeção de veículos da frota municipal movida a diesel. O objetivo é controlar a emissão de fumaça visando colaborar com a qualidade do ar e, ao mesmo tempo, ampliar as ações preventivas relacionadas à manutenção dos veículos. Os 19 primeiros automóveis inspecionados na semana passada receberam selo de aprovação após serem verificados. Todos atenderem aos padrões exigidos, com no máximo 40% de densidade da fumaça. “Caso algum veículo esteja fora deste padrão, será encaminhado para manutenção e passará por novo teste”, explica o perito Wanderley de Souza, gerente municipal de Transporte da Secretaria Municipal de Obras.
A ação está inserida nos esforços do município no programa Município Verde Azul (PMVA), em que o governo estadual classifica as cidades que melhor desenvolvem ações relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade. O trabalho de inspeção na sexta-feira (6), realizado por Souza, foi acompanhado por Edson Norberto Andrade, da Secretaria Municipal da Educação e interlocutor de Rio Claro no PMVA.
“A prefeitura tem que dar o exemplo, por isso estamos trabalhando para mostrar com ações concretas que cada atitude é importante na construção de uma cidade que respeita o meio ambiente”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado.
A inspeção veicular tem validade de um ano e será feita ao longo de 2018 em toda a frota movida a diesel das secretarias e autarquias municipais. A ação faz parte da diretiva “Qualidade do Ar”, do programa Município Verde Azul. “Caminhões, ônibus e carretas são a principal alvo desse trabalho”, esclarece Edison Andrade.
Para a realização da vistoria está sendo utilizada a Escala de Ringelmann, uma ferramenta de controle de emissão da fumaça preta, que consiste em uma lâmina de papel circular dividida em cinco partes, cada uma com uma tonalidade de cinza. Ao aproximar a lâmina da fumaça emitida pelo veículo, é feita a comparação da cor com as tonalidades da lâmina para verificar se estão dentro dos padrões exigidos.
As cidades que atingem a pontuação necessária no PMVA garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).