Carine Corrêa
Uma Área de Preservação Permanente (APP) no Jardim São Paulo foi atingida por um incêndio que teve início com uma fogueira, feita por funcionários de uma empresa que usam o local para descansar, segundo relatos do leitor Erik Aceiro Antonio. A queimada ocorreu por volta das 12h30 da última sexta-feira, 18 de julho.
“Esse incêndio não é o primeiro que ocorre nessa área. Outros focos de incêndio foram observados no primeiro semestre”, relata Aceiro. “É comum nesse horário funcionários de empresas dessa região usarem o local para descanso, deixando na APP muito lixo, garrafas pet, paletes de madeira, entre outros dejetos. Essa prática, muito frequente, degrada a APP, suja nossa cidade e propicia o aparecimento de ratos e baratas”, acrescenta.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Rio Claro, o incêndio foi de média proporção e demandou tempo para conter as chamas.
A corporação orienta a população para que atue como agente fiscalizador, como por exemplo encaminhando ofícios à prefeitura para solicitar a limpeza de lixo de determinada área. Ações como essas, de acordo com os Bombeiros, integram o quadro de medidas preventivas que evitam a ocorrência de incêndios.
O quartel ainda relembra que o período de estiagem é característico pelos focos de incêndio no município, e que, por isso, o atendimento é feito de acordo com prioridades.