Antonio Archangelo
Os candidatos locais tentam evitar vexame no processo de registro de candidatura. Após pedido de impugnação apresentado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-SP), alguns dos postulantes enviaram contestação ao Tribunal Regional Eleitoral.
De acordo com dados do Sistema de Divulgação de Candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, Joel da Conceição, foi o primeiro a apresentar a argumentação, no dia 26 de julho. No dia 27, foi a vez do candidato a deputado federal Fernandes Tuzinho (PRB) apresentar sua contestação. No último dia 30, apresentaram contestações à impugnação a candidata a deputada estadual Maria do Carmo (PMDB) e o candidato a federal Ben Hur (PSOL).
Já no dia 20 de julho, a Procuradoria pediu a impugnação do registro de mais um candidato a federal. Desta vez, a PRE propôs a ação contra a candidatura de Luiz Balbo (PTB).
Já a candidata a deputada estadual Solange Brunherotto (PSC), através de advogada, pediu a inclusão de certidão criminal de 2º grau no último dia 21.
O candidato a deputado estadual Marcos Hofling (PHS) teve seu nome incluído no edital para apresentação da contestação, como pede a lei. Já o candidato à reeleição Aldo Demarchi, que não sofreu pedido de impugnação, teve o prazo para cumprimento de diligência expirado no último dia 30. A novidade fica por conta do aparecimento, pela primeira vez, no sistema do TSE do andamento da candidatura a deputado estadual de Reinaldo Hunger Filho, do PEN de Rio Claro.