Com o objetivo de fazer a pessoa relaxar, trazer o alívio das dores e estimular a circulação sanguínea, a massagem tem importante finalidade terapêutica.
Segundo o fisioterapeuta Márcio Moraes, especializado em Gerontologia, é possível tratar hérnia de disco, fibromialgia, edema e até traumas no pós-queda em idosos. Independente da técnica, todas as massagens têm o mesmo fundamento: trazer bem-estar físico e até mental para quem as recebe.
Abaixo, confira os benefícios para as seguintes patologias e traumas, conforme explica o profissional:
1. Fibromialgia
“É um distúrbio no sistema nervoso central que dificulta a interpretação da dor, que se espalha em sete ou mais pontos do corpo humano. Para o tratamento, é utilizada a ventosa, que são copos de acrílico que fazem a sucção do músculo, trazendo um sangue renovado e melhora do relaxamento”.
2. Hérnia de Disco
“A massagem promove o relaxamento da coluna e junto à técnica é utilizado o aparelho de ultrassom, que trabalha na área de analgesia do corpo”.
3. Edema
“Trata-se do inchaço nas pernas, com até retenção líquida no corpo inteiro. A drenagem linfática é empregada no tratamento”.
3. Pós-queda
“A massagem completa relaxa a musculatura, com o auxílio de alongamento para melhorar a flexibilidade do paciente, principalmente o idoso”.