Fabíola Cunha
No início deste ano, a Revisão do Eleitorado com Coleta Biométrica feita em municípios da região de Rio Claro movimentou o cartório da 245ª Zona Eleitoral, que recebeu eleitores de Santa Gertrudes, Itirapina, Ipeúna, Corumbataí e Analândia – alguns municípios montaram postos de atendimento também.
No próximo dia 5 de outubro, quando os eleitores que fizeram o recadastramento forem votar em seus respectivos municípios, vão encontrar a novidade: em vez de assinar o caderno de votação, vão usar a digital para serem identificados.
O chefe de cartório da ZE 245, João Carlos Duckur, explica que o recadastramento não foi uma mera formalidade: “Quem não fez o recadastramento não vai votar, porque o título eleitoral dessas pessoas foi cancelado”, explica.
Duckur ressalta que, caso o equipamento de biometria apresente algum problema, o método antigo, com a assinatura do caderno, será retomado, não deixando eleitor algum sem o direito ao voto.
Ele orienta o eleitor a levar o título eleitoral, que é mais conveniente para garantir a identificação correta em caso de homônimos (pessoas diferentes com o mesmo nome).
Os cerca de 660 mesários que vão atuar nas salas de votação da ZE 245 serão treinados para atuar em situações diversas já com o equipamento de biometria.
Duckur explica que a 245ª ZE foi escolhida porque, entre outros quesitos, o município de Analândia apresenta com frequência excesso de eleitores, ou seja, o número de títulos eleitorais registrados no município é maior que o número de habitantes.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) paulista selecionou diversos municípios que apresentam quesitos como esse: “Outro caso é o de Águas de São Pedro, que também é estância turística e esses locais têm população flutuante”, diz Duckur.
Para mais informações, o eleitor da ZE 245 pode ligar para o (19) 3534-8188/5118. O atendimento ao público é feito entre 12h e 18h.