Sidney Navas
Na tarde dessa quarta-feira (13), operários da prefeitura municipal começaram os serviços de pintura da sinalização da área onde são feitos os exames de direção dos futuros motoristas no bairro Consolação. O espaço localizado ao lado do Cemitério Municipal é criticado tanto pelos alunos, quanto pelos instrutores das autoescolas.
De acordo com a assessoria de imprensa, o reforço na pintura de sinalização deverá ser concluído até a próxima quarta-feira (20), já que de acordo com as mesmas informações a frequência nesse dia é menor.
Quem se prepara para tirar sua primeira habilitação sofre, já que a infraestrutura é tida como precária. O espaço destinado também é pequeno para comportar tantas pessoas, carros e motocicletas.
Quem passa por lá até pensa que tudo está ‘dentro dos conformes’. Entretanto, o que se vê é um cenário caótico. Aproximadamente de 200 a 300 alunos, de diversas autoescolas da cidade, aguardam para serem avaliados depois de terem cumprido as 20 horas necessárias de aulas práticas de direção. Muitos veículos se enfileiram aos montes à espera de sua vez para realizar o cronograma de avaliações exigidas pela Delegacia de Trânsito da cidade.
Como se não bastasse tanto transtorno, em volta do espaço destinado aos alunos existe uma praça que, conforme denúncias, acaba sendo refúgio de usuários de drogas. Recentemente, marginais não identificados atearam fogo a um sofá no local, a fim de se aquecerem à noite.
A falta de segurança também é motivo de queixa por parte dos instrutores. Eles mantêm uma rotina de expediente diferenciada, já que há atualmente obrigação de trabalharem durante o período noturno. Ainda por cima a precária infraestrutura, que não oferece banheiro aos profissionais e alunos, fazendo com que muitos utilizem os sanitários do Velório Municipal.
A má iluminação também é algo que atrapalha a realização das aulas noturnas. Segundo a Prefeitura de Rio Claro, o município apenas cede o espaço público para as atividades das autoescolas. Em nota, afirmou que questões estruturais para a realização das atividades relativas às aulas e exames de direção não competem ao governo municipal.