Antonio Archangelo
O criminalista e ex-deputado federal José Roberto Batochio (PDT) disse, nessa quinta-feira (25), ser favorável à descriminalização do uso de drogas de forma gradual, com amparo da criação de escolas de tempo integral em todo o Estado de São Paulo.
Durante visita ao Grupo JC, Batochio frisou: “é um problema altamente polêmico. Mas vou lhe dizer uma coisa, raciocine comigo: por que alguém trafica drogas? O que ele visa? O lucro, dinheiro. Quanto mais se proibir isso, quanto mais esta nefanda atividade ocorre na clandestinidade, quer dizer, o que é mais raro, é mais caro. E maior o lucro. Por que o diamante é caro? Porque ele é raro, não é? Eu acho que está na hora, no século XXI, de encararmos este problema de frente, com responsabilidade”, disse ao ser interpelado pela Coluna.
“É claro, se nós liberamos discriminadamente as drogas, para ferir de morte o traficante, no seu objetivo que é o lucro, o traficante do atacado das drogas. Mas eu não sei, o que aconteceria com nossas crianças, que teriam a possibilidade de ter contato com drogas leves e drogas pesadas diuturnamente? Então eu acho que devemos tomar esta medida, acoplada com a proposta de uma escola de primeiro grau de período integral para não deixar as crianças expostas. Aí poderíamos, sim, liberar, parcialmente, a questão das drogas começando pelas drogas leves, e considerando o usuário um mero doente que deveria ser, obrigatoriamente, submetido a tratamento de eliminação da dependência. É um programa de longo prazo, não se deve ser utilizado demagogicamente, não há mágica, não há coelho nesta cartola, é preciso ter um planejamento progressivo, responsável, e que esteja de acordo com a modernidade. Então é assim que eu vejo: é a descriminalização do uso, sim. O usuário de droga não é criminoso, para mim é um mais doente do que criminoso. Agora progressiva e gradualmente para que não incidamos em uma catástrofe pela disseminação do uso de drogas”, disse.
José Roberto Batochio também comentou sobre a campanha eleitoral pelo Governo do Estado de São Paulo. Confira no vídeo abaixo!