O padre Edmundo de Lima Calvo lançou o livro para propor uma experiência de espiritualidade, pelo perdão e pelo amor

Wagner Gonçalves

O padre Edmundo de Lima Calvo lançou o livro para propor uma experiência de espiritualidade, pelo perdão e pelo amor
O padre Edmundo de Lima Calvo lançou o livro para propor uma experiência de espiritualidade, pelo perdão e pelo amor

O atual pároco da igreja Bom Jesus, de Rio Claro, padre Edmundo de Lima Calvo, fez o lançamento do livro “Sete Passos para a Cura da Alma”, em setembro. Dividida em sete passos, a proposta é a cura da alma por meio de valores bíblicos. Neste mês, ele assumirá uma nova Paróquia, São João Batista Precursor, em Piracicaba.

O título publicado pela Editora Paulinas é resultado dos encontros que já aconteceram na capela de Santo Expedito. Durante sete semanas, conforme contou padre Edmundo, os paroquianos se reuniam para experimentar o encontro consigo mesmos a partir da espiritualidade e a presença de Deus. A iniciativa das reuniões foi sugerida por um psicanalista, amigo do sacerdote, como uma forma de trabalhar o perdão. “Quem perdoa vive livre, mais saudável, pois as pessoas que guardam mágoa são mais propícias a desenvolver doenças, como depressão e até o câncer”, comentou o padre sobre a justificativa.

Para ele, este é o primeiro passo para alcançar a cura da alma e evita os males físicos, tendo em vista os resultados das pesquisas médicas que comprovam que as doenças psicossomáticas têm origem em questões psicológicas que evoluem para patologias físicas. Sempre com leituras bíblicas, tanto os encontros como o livro orientam ações para o tema proposto. Nos passos seguintes, por exemplo, a humildade, o acolhimento e o amor são tratados como valores fundamentais para fugir do individualismo e egocentrismo.

Um dos casos que fundamentaram a criação do livro foi o de uma mulher, de 40 anos, que não tinha boa relação paterna. “Ela nunca o tinha abraçado e havia muita mágoa. Após as sete semanas de experiência, ela conseguiu perdoá-lo e hoje vivem o amor”, disse padre Edmundo sobre a iniciativa envolver questões da vida cotidiana, sendo quase uma terapia com base na espiritualidade, uma forma de rever a conduta pessoal e modificar hábitos prejudiciais à essência humana.

O lançamento do livro aconteceu no último dia 20 de setembro, na Paróquia Bom Jesus. Agora, a obra está disponível na secretaria da igreja, vendido a um valor simbólico para angariar fundos.

A MISSÃO

Em quase 18 anos de sacerdócio, padre Edmundo acredita que, dentre os desafios de sua atribuição religiosa, o combate ao individualismo é o mais árduo. Ele acredita que o olhar comunitário é o que de fato embasa o conceito de cristianismo.

Devido a questões de saúde, ele foi transferido para a Paróquia Bom Jesus de Rio Claro e acompanha padre Cândido nas atividades, no chamado período Sabático. Como já estava previsto, após sua recuperação, ele seria transferido. De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese de Piracicaba, o padre será o primeiro pároco da paróquia São João Batista Precursor, da Avenida Francisco L. Razera, no residencial Água Branca, em Piracicaba. A criação e instalação da serão no dia 26 de outubro, às 19h.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.