Neste mês de julho o 10º Batalhão de Ações Especiais de Policia (10º BAEP) de Piracicaba /SP recebeu treinamento especializado sobre conduta de patrulha ministrada pelos militares do “Comandos e Operações Especiais” (COE), os quais representam uma fração do Batalhão de Operações Especiais (BOPE – 4º BPCHQ) da PM paulista.
A região abrangida pelo 10º BAEP compreende 52 municípios paulistas, cerca de 3.2 milhões de pessoas são atendidas em uma área de mais de 17 mil quilômetros quadrados com sua imensa maioria formada por área verde. Segundo estudos da Polícia Militar sobre confrontos, grande parte deles ocorre em área de mata, onde o criminoso tem a vantagem sobre a força do Estado por estar aguardando homiziado a chegada das equipes policiais enquanto realiza ou após realizar delitos e empreender fuga, tornando este, um ambiente hostil de alto risco.
Nesse contexto peculiar, no treinamento pleiteado pelo Comando do 10º BAEP, foram passadas técnicas para atuação emergencial em ações de reconhecimento de terreno, infiltração, rastreamento, patrulha em ambiente rural, patrulha rural em local de baixa ou nenhuma luminosidade, técnicas de confronto armado (TAI), busca e varredura em área de mata e outras revestidas de sigilo.
Para o Tenente Coronel PM Marcelo Henrique de Lima, o COE em Piracicaba/ SP representa ganhos significativos para a população das regiões de Sumaré, Americana, Limeira, Rio Claro, Piracicaba e São João da Boa Vista se considerada a capilaridade do BAEP e sua capacidade de empregar e multiplicar o conhecimento adquirido.