Ednéia Silva
Mais um vazamento na rede de água foi denunciado ao JC pelo leitor Edison Augusto Luciano. Desta vez o problema aconteceu na Rua 2, entre as avenidas 9 e 11, região central da cidade. Ocorrência similar foi constatada na Rua 1 do Distrito de Batovi. Esses dois casos recentes levantam questionamentos sobre as causas dos frequentes vazamentos na rede de água.
O leitor Edison Augusto Luciano constatou o problema na terça-feira da semana passada, dia 12 de maio. Ele conta que na quinta-feira, dia 14, um caminhão do Daae esteve no local. A equipe abriu um buraco na calçada, mas não conseguiu resolver o problema, porque seria preciso abrir um buraco na rua. Como a via tem movimento intenso, o serviço teria que ser feito de madrugada. No domingo à noite, quando o leitor enviou o relato, o conserto não havia sido feito e o vazamento continuava.
Segundo ele, se a vazão da água fosse de cinco litros por minuto, daria 7.200 litros por dia, ou seja, de terça a domingo (seis dias), uma perda de 43 mil litros, justamente numa época de crise hídrica em que se faz campanha pela economia de água.
>>> População questiona vazamentos e plantões do Daae
Sobre o vazamento em Batovi, o Daae informou que a equipe de manutenção executou o conserto da rede de distribuição de água na última terça-feira (19). Quanto ao problema na Rua 2, o Daae informa que o conserto foi realizado na manhã dessa quarta-feira (20), sem que houvesse interrupção do fornecimento de água. Além desse, a autarquia executou mais dois serviços de manutenção de redes.
Concluído esse reparo, a equipe foi deslocada para o Distrito de Ajapi para realizar um serviço emergencial de grande porte “que exigiu a paralisação do abastecimento de água no distrito. A manutenção foi concluída no fim da manhã dessa quarta-feira”.
O Daae informou ainda que “uma segunda equipe atendeu rompimento de rede no trecho da Avenida 13 entre as ruas 13 e 14, no bairro Consolação. Essa manutenção também foi de grande porte, com uma demanda de tempo maior dos funcionários para executar o trabalho na tubulação”.
O Daae ressalta que as ocorrências na rede pública de distribuição de água são atendidas dentro do padrão técnico. “O turno de trabalho das equipes operacionais é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22 horas. O Daae mantém uma equipe de sobreaviso para atender emergências relacionadas ao abastecimento, inclusive nos fins de semana e feriados”.
A autarquia conclui dizendo que “o atendimento telefônico no Daae é feito pelos profissionais do teleatendimento, através do telefone 3531-5200 (opção 1) de segunda a sábado, das 7 às 19 horas. Após esse horário e aos domingos, as ligações telefônicas são redirecionadas para a portaria do quadrado e a equipe de plantão é acionada para atender as emergências relacionadas ao abastecimento de água”.