Alunos durante trabalho de pesquisa

Estudantes do 4º ano B, da escola Darci Reginatto faturaram dois prêmios em festival de vídeos matemáticos

Vinte e dois alunos que integram o 4º ano B, da Escola Municipal Darci Reginatto, localizada na Santa Cruz, em Rio Claro, faturaram dois prêmios no VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas em Informática, o GPIMEM, do Departamento de Matemática da Unesp de Rio Claro, em parceria com o programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho é coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba, da Unesp de Rio Claro e pela Prof. Dra. Carla Denize Ott Felcher, da Federal de Pelotas.

A premiação do festival aconteceu nos dias 30 e 31 e o grupo do quarto ano recebeu medalhas no Júri Técnico no Júri Popular, na categoria Anos Iniciais – Vídeos Interativos.

Jucá Julio Sanches Trindade é o professor da turma e foi responsável pelo desenvolvimento do vídeo feito pelos alunos. O educador participou de um curso oferecido para formação de professores, que serviu como requisito para o desenvolvimento e participação no projeto e celebrou a conquista dos alunos.

Medalhas conquistadas no festival

“A produção audiovisual em sala de aula ultrapassou o Componente Curricular de Matemática, numa perspectiva de Educação Integral, pois envolveu a formação de valores como o respeito no uso de plataformas digitais e conhecimento dos meios de comunicação.

A prática educativa proporcionou um trabalho transdisciplinar, de modo a abordar a produção coletiva de texto para o roteiro, a confecção de painéis para compor o cenário da produção, as gravações, etc.

Deste modo, é possível concluir que é uma atividade contextualizada, inserida numa sequência didática, que tanto dialoga com o mundo contemporâneo, quanto com a realidade de sala de aula de modo bastante significativo”, finalizou.