Carine Corrêa
Na manhã desta quinta-feira, dia 9 de outubro, alguns equinos foram avistados circulando o câmpus da Unesp de Rio Claro, no bairro Bela Vista. Próximo ao Instituto de Biociência (IB), os animais estavam soltos ao lado da pista de corrida que circula a Universidade.
Nesta semana, a reportagem do Jornal Cidade foi procurada por moradores que flagraram na região central uma égua que estava perambulando pelas ruas do município. O animal foi visto na Avenida 10, entre Ruas 3 e 4 por uma comerciante. Seu filho, que é veterinário, chegou a prestar socorro ao animal que recebeu alguns cuidados, como água fresca.
Antes, o serviço de recolhimento destes animais era feito pela Vigilância Patrimonial. A partir das denúncias, o serviço encaminhava bois, cavalos e éguas para um antigo matadouro ao final da Rua João Polastri. Atualmente, a Prefeitura informou que irá efetivar o serviço de recolhimento de animais de grande porte quando o município dispôr de área específica para recebê-los.A questão está pendente com a Secretaria de Estado da Agricultura. No entanto, em casos de reclamações, a Prefeitura desloca uma equipe para verificar a denúncia e prestar atendimento ao animal, além de identificar seu proprietário.