Wagner Gonçalves
O início do ano inspira novas metas às pessoas, que se comprometem a concretizar sonhos que ainda não foram realizados ou a traçar e alcançar objetivos. No entanto, uma das recorrentes promessas de ano novo é adotar hábitos mais saudáveis, para melhorar a qualidade de vida.
O Natal e o Réveillon já passaram e o mês de janeiro abre o ano para novas possibilidades. As festas, no entanto, ainda deixam vestígios, principalmente para aqueles que excederam os limites no consumo de alimentos e bebidas alcoólicas. Para o personal trainer formado em Educação Física, Everton Rocha, tais abusos podem prejudicar a saúde. Para manter o bom funcionamento dos órgãos que constituem o corpo humano é necessária a ingestão de substâncias ricas em nutrientes, conforme destaca Everton: “O primeiro passo para os que desejam uma vida saudável é a alimentação”.
Para ele, é preciso se alimentar com temperança, observando o cardápio para ingestão diária com cuidado. Durante as refeições são necessárias porções de frutas e legumes, por conterem grande quantidade de fibras.
“É muito importante a ingestão de líquidos, como sucos naturais e, principalmente, a água, que contribui para a limpeza do corpo”, destacou o personal dizendo que bebidas como refrigerantes e outras artificiais não substituem a água e, pelo contrário, tendem a trazer malefícios ao sistema fisiológico.
Paralelo à boa alimentação, ele comenta ser preciso complementá-la com a prática de exercícios físicos. Mas atenção: como cada organismo responde de uma forma, é necessária uma triagem para avaliar as condições físicas e evitar problemas de saúde.
Para os que estão acima do peso, por exemplo, são indicadas atividades aeróbicas, que queimam gordura corporal, no entanto com menor intensidade a princípio, como hidroginástica e caminhada. Já para os que querem manter o peso, existem exercícios que vão desde musculação ao fitness. “Atualmente, muitos ingressam em modalidades de lutas”, comentou destacando que o número de mulheres que praticam essas atividades vem crescendo.
“O início é sempre mais difícil para qualquer pessoa, mas o importante é persistir nos objetivos, mudar os hábitos e, devagarinho, se chega aos resultados”, finalizou o personal trainer.