Adriel Arvolea
Neste domingo, 28 de setembro, a Apae Rio Claro (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) completa 50 anos de fundação. Presidida por Ruy Philadelpho Machado Filho, a entidade atende 286 pessoas, sendo 246 na escola.
Nestas cinco décadas de serviços prestados, recebe alunos de meses de vida a 70 anos, com deficiência intelectual, múltipla e transtorno global do desenvolvimento. Com estrutura dividida em quatro áreas – gestão, saúde, educação e assistência -, conta com equipe multidisciplinar para o atendimento . “Pensamos o indivíduo num processo de inclusão, fornecendo-lhe ferramentos para que possa participar da sociedade”, comenta o presidente.
Para festejar a data, a programação começa às 10h e terá apresentação do Tiro de Guerra, seguida de homenagem à instituição e cerimônia de lançamento do selo dos 50 anos. Também, haverá lançamento do livro escrito pelos alunos com mensagens e depoimentos sobre suas percepções.
Serão inaugurados dois novos espaços: o Centro de Equoterapia “Emílio Beltrati”, grande idealizador da equoterapia em Rio Claro; e o Jardim de Interações “José Hartung”, ex-presidente da Apae. Depois, será realizada Casa Aberta com exposições de trabalhos e apresentações dos alunos.