Projeto é de construção de uma barragem em área rural do vizinho município, com volume de 1 milhão de metros cúbicos de água armazenada
A prefeitura de Piracicaba fez a região voltar os olhos para o rio Corumbataí ao anunciar o projeto de construção de uma barragem. O anúncio foi feito durante visita da comitiva da prefeitura à cidade de Cordeirópolis, para visitar obra semelhante construída pela gestão do prefeito Adinan Ortolan.
Alguns fatos chamam a atenção no caso:
– ao divulgar as informações sobre o projeto da barragem, o texto da prefeitura de Piracicaba se refere às dificuldades enfrentadas no abastecimento de sua população, devido a fatores como “comprometimento devido à poluição por esgoto doméstico acumulada de outras regiões”. Vale lembrar que antes de chegar à vizinha cidade, o Corumbataí é responsável por 60% do fornecimento de água e percorre os limites de Rio Claro.
– além do prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, e de representantes do departamento de água, Semae, na visita à Santa Marina também estiveram o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera e o secretário-executivo dos Comitês PCJ, Denis Herison da Silva, o que leva à leitura de que o projeto tem já tem apoio suficiente.
– Piracicaba era a principal defensora do projeto de construção da barragem que o governo estadual, na gestão de Rodrigo Garcia, chegou a anunciar no trecho de Ipeúna, no encontro dos rios Cabeça e Passa Cinco, gerando críticas de entidades defensoras do meio ambiente e patrimônio histórico de Rio Claro. A falta de recursos também teria ajudado a encaminhar o projeto para a “gaveta”.
– Adinan Ortolan, pioneiro quando o assunto é barragem, sai fortalecido com a Santa Marina como referência.