Lucas Calore
Aposentados e pensionistas que deixaram para a última hora o pedido de isenção do carnê de IPTU 2016 enfrentaram filas grandes nessa sexta-feira (26). Tanto na agência do INSS quanto no Atende Fácil, o movimento foi intenso durante todo o período.
A reclamação por conta do tempo de atendimento também foi grande. “Todos os anos nós vamos à prefeitura e eles têm o cadastro. Então por que todo ano precisa dessa porcaria?”, questionou a aposentada Antonia G. dos Santos, uma das últimas na fila do INSS.
Burocracia
Munícipes ouvidos na porta do Atende Fácil durante a semana também reclamaram do fato de terem que fazer dois serviços para pedir a isenção do IPTU. Por lá a fila virava no quarteirão da Rua 2. Primeiro, os aposentados devem ir até a agência do INSS pegar o extrato da aposentadoria, e depois ir até o Atende Fácil para solicitar o pedido.
“Tinham que facilitar, imagina a situação para quem é bem idoso e tem que passar por isso?”, questionou um cidadão. A prefeitura foi indagada sobre o assunto e afirmou que o extrato de rendimento é fornecido apenas pelo INSS.
“O Atende Fácil e os demais setores da prefeitura não têm acesso a tais informações. Para entrar com o pedido de isenção de IPTU é necessário apresentar todos os documentos exigidos por lei”, diz a nota enviada ao Jornal Cidade.
Plantão
Para atender à demanda, o Atende Fácil fará um plantão neste sábado (27), das 8h30 às 12h30. Vale lembrar que a data do vencimento da cota única e da primeira parcela do IPTU 2016 é a próxima segunda-feira (29), último dia útil de fevereiro.