Recente onda de calor alertou para falta de arborização, mas as remoções de árvores seguem nos projetos do município

Vista aérea de Rio Claro destaca o predomínio do concreto em boa parte da cidade, evidenciando a necessidade de ampliar as áreas verdes para melhorar a qualidade de vida e combater os efeitos das mudanças climáticas. Foto: Prefeitura Municipal de Rio Claro

Mudanças climáticas e urbanização impulsionam o debate sobre a necessidade de aumentar as áreas verdes, enquanto moradores buscam equilíbrio entre poda e plantio

Com as temperaturas elevadas e os efeitos das mudanças climáticas se intensificando, a importância da arborização nas cidades tem sido retomada no debate público. Em Rio Claro, o Departamento Municipal de Silvicultura atua na produção de mudas e na orientação sobre o plantio de árvores, mas enfrenta desafios operacionais, como a falta de pessoal para realizar os plantios.

Segundo o ecólogo Antonio Tadeu Olivetti, o cidadão tem direito a uma muda de árvore fornecida pela prefeitura. No entanto, as calçadas estreitas e a presença de cabos da rede elétrica limitam o plantio de árvores de grande porte, permitindo apenas arbustos em áreas urbanas. “A configuração urbana de Rio Claro não foi feita para árvores grandes. Para essas áreas, indicamos pequenas arvoretas, geralmente de espécies exóticas”, explica Olivetti. Em locais sem a rede elétrica, árvores como ipês podem ser plantadas.

Além do plantio em áreas residenciais, a prefeitura busca criar “maciços arbóreos” em locais como a futura Avenida Paulista e o terreno do aeroporto, transformando-os em grandes parques. No entanto, muitos moradores ainda solicitam a poda ou retirada de árvores, temendo quedas e outros transtornos, como visto em São Paulo, onde temporais causaram quedas e interrupção de energia.

Olivetti argumenta que as árvores são vítimas, não vilãs, dos problemas urbanos. Ele reforça a necessidade de um planejamento adequado para o plantio e manutenção, e sugere que o enterramento dos cabos de energia poderia evitar esses incidentes. “Há décadas pedimos o enterramento dos fios em Rio Claro, mas o custo tem sido um impeditivo”, afirma.

Para aqueles que desejam plantar, o departamento recomenda que o plantio siga regras de manutenção, como a abertura de covas de 70 cm de diâmetro e a rega adequada. A poda correta também é essencial para a saúde da árvore e sua integração ao espaço urbano.

Serviço

O Departamento de Silvicultura de Rio Claro oferece mudas de árvores à população. Para mais informações, o departamento está localizado na Avenida 58-A, 600, Jardim América. Telefone: 3527-1428.

Mais em Dia a Dia:

Céu nublado e temperaturas de até 30 °C nesta terça-feira

Abrigo S. Vicente realiza nova ‘Ação Entre Amigos’