Uma área de 161 hectares, correspondente a 107 estádios do Maracanã (o maior do Brasil), foi destruída na tarde de quinta-feira (22) pelo incêndio de grandes proporções que atingiu a Fazenda São José, sítios e vegetações nas proximidades da SP-191, em Rio Claro. Foram atingidas plantações de laranja, cana-de-açúcar, eucalipto e área de pasto.

De acordo com Danilo de Almeida, diretor da Defesa Civil de Rio Claro, a suspeita é de que as primeiras labaredas tenham surgido em uma estrada vicinal e em razão do vento e da secura se espalhado com uma velocidade impressionante.

A realidade, porém, não foi sentida apenas no município mas também em outras cidades (veja Cordeirópolis abaixo). Rodovias chegaram a ser fechadas como em Boa Esperança do Sul. Em Itirapina um grande incêndio atingiu a zona rural e se aproximou da fábrica da Honda Automóveis.

Os danos não foram apenas ambientais. A rede elétrica também foi afetada e em Rio Claro vários bairros tiveram queda de energia em razão de um incêndio ocorrido entre São Carlos e Porto Ferreira. Uma linha de transmissão operada ISA CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista registrou um desligamento provocado pelo impacto de uma queimada e isso afetou o abastecimento à distribuidora Elektro e como em uma bola de neve os clientes de vários bairros de Rio Claro.

No município dados do Ceapla apontaram máxima de 35.5 graus e umidade do ar em 19%.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Superstição com gato preto em sexta-feira, 13, pode dar cadeia

Rio-clarense Paula Landim deixa legado na educação

Trecho na área central de Rio Claro terá interdição nesta sexta