Atos acontecem por todo o país na sexta-feira (12); em Piracicaba, haverá presença de artistas também de Rio Claro e, na Cidade Azul, encontro será às 17 horas, no Jardim Público
Nesta sexta-feira, dia 12 de janeiro, acontece a mobilização nacional e internacional em homenagem a Julieta Hernandez, que desapareceu no dia 23 de dezembro e, no último dia 5, sua morte foi confirmada.
Conhecida como Miss Jujuba, Julieta era migrante nômade, bonequeira, palhaça e viajante de bicicleta, foi morta de forma brutal no interior do Amazonas enquanto pedalava de volta para casa, onde passaria as festas de final de ano com sua mãe, irmã e sua família venezuelana. Mais uma vítima de feminicídio no Brasil.
Em Rio Claro, a manifestação terá início às 16 horas, no Coreto do Jardim Público, com saída da bicicletada às 17 horas em protesto à morte precoce e violenta de Julieta, e a todas mulheres assassinadas e que sofrem violência diariamente.
O trajeto será na área central da cidade com chegada prevista para as 19h30 no Galpão das Artes Cia Passarinhar na Rua 1-B.
O convite é para que toda população participe desse manifesto pacífico pela vida das mulheres.
De bicicleta, patins, skate, a pé, toda forma de movimento é importante e bem-vinda.
A organização do evento sugere o uso de camiseta roxa e nariz de palhaça, representando o sorriso que Julieta espalhou durante sua jornada, carregando sua alegria de viver e sua coragem em busca da liberdade e do cicloativismo.
Que sua passagem inspire todos aqueles que desejam garantir o direito de ir e vir a toda a população, sobretudo às mulheres.
Acompanhe todas as informações da manifestação em Rio Claro pelo instagram @cia.passarinhar
e saiba onde acontecerá nas cidades do Brasil e do Mundo pelo instagram @bicicletadajulieta.
PIRACICABA
A cidade de Piracicaba também realiza o ato nesta sexta. A mobilização que reunirá artistas circenses da região de Piracicaba e Rio Claro está programada para ocorrer às 18h30, com concentração no Largo José Bonifácio, seguindo até o Largo dos Pescadores.