Carine Corrêa
Uma árvore inclinada na Rua M-4 vem oferecendo risco à segurança de motoristas e pedestres que transitam pela via, no bairro Jardim Hipódromo. A informação é do morador José Luiz Franchito, que afirmou ter protocolado um pedido no Atende Fácil para que fosse feita uma avaliação do espécime. “A situação é crítica e preocupa a vizinhança. Se a árvore cair, pode romper algum fio de alta tensão e provocar até uma tragédia”, alerta José Luiz.
Ele ainda diz que tentou contato com a Secretaria de Manutenção e Paisagismo e com a Defesa Civil. “A orientação que tive foi de fazer contato no Atende Fácil, mas o procedimento é lento e muito burocrático”, critica. Procurada sobre o assunto, a prefeitura informou que a solicitação a respeito da árvore foi registrada na quinta-feira (9). “A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Rio Claro (Sepladema) já agendou análise técnica que será feita conforme agenda de serviços da secretaria. O laudo técnico determinará as providências cabíveis”, encaminhou em nota após solicitação do Jornal Cidade.
Além disso, o governo municipal ainda divulga que podas, remoção e plantio de árvores (neste último caso, em calçadas, na frente de residências) devem ser solicitados também no Atende Fácil. De lá, são encaminhados para os setores competentes. Pedidos de remoção e poda são avaliados por equipe técnica antes de serem ou não autorizados.