Valdira Guimarães Augusto
Na próxima quinta-feira, 30 de outubro, às 19h30, acontece uma palestra na Secretaria de Agricultura de Rio Claro, proferida pelo agrônomo Richard Charity. A atividade é aberta ao público e tem como objetivo a articulação de uma rede local entre produtores e consumidores de alimentos orgânicos chamada CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura). Richard Charity é integrante da CSA Brasil. A Secretaria de Agricultura fica na Avenida 58-A, nº 600, com Rua José Felício Castelano, no Jardim América.
Conforme Antônio Parra, um dos organizadores da atividade no município, a ideia é formar um grupo de consumidores interessados em receber produtos saudáveis, orgânicos e frescos diretamente do produtor, numa nova forma de relacionamento, com mais engajamento e colaboração entre as partes.. “A palestra abordará a importância dos alimentos orgânicos e da agricultura familiar para propor a formação do CSA Rio Claro”, aponta.
Na ‘Comunidade que Sustenta a Agricultura’, o agricultor deixa de vender seus produtos através de intermediários e conta com a organização e financiamento de sua produção pelos membros consumidores, de forma solidária e participativa, colaborando para o desenvolvimento sustentável da região. Verduras e legumes fresquinhas em média a preço mais acessível do que os equivalentes do mercado.
De acordo com informações que constam no site da CSA Brasil, trata-se de uma associação sem fins lucrativos fundada em 2014, que visa ajudar na criação de novos projetos de CSA e também articular e auxiliar os projetos de CSAs já existentes, formando uma rede entre todos os projetos.