Matheus Pezzotti

Débora dos Santos com o técnico Guilherme Pizzirani. Após cinco anos, com inúmeros títulos, atleta deixará a equipe devido ao corte de verbas na modalidade
Débora dos Santos com o técnico Guilherme Pizzirani. Após cinco anos, com inúmeros títulos, atleta deixará a equipe devido ao corte de verbas na modalidade

A atleta Débora dos Santos fez sua última prova representando a cidade de Rio Claro no último final de semana, durante as disputas do Troféu Brasil de Atletismo, realizado na pista de atletismo do Ibirapuera, em São Paulo.

Sua saída deve-se à crise financeira que a atual administração municipal atravessa, e que começa a refletir no esporte, com, além do fim das atividades do basquete feminino, o rompimento dos contratos dos atletas da equipe de atletismo. Com isso, a atleta já sinalizou ao técnico da equipe, Guilherme Pizzirani, que não irá mais representar o município.

A atleta, natural de Dracena, está em Rio Claro desde 2010 e durante esse período conquistou importantes títulos, como campeonatos Estaduais, Brasileiros das categorias Juvenil e Sub-23, títulos internacionais como o Sul-Americano na Colômbia em 2012 e o Sul-Americano no Brasil em 2013. Nos Jogos Regionais, a atleta, representando Rio Claro por cinco anos, acumula mais de 30 medalhas, além de ter conquistado medalha em todas as edições dos Jogos Abertos.

No Troféu Brasil, disputado neste mês, a atleta, que foi pré-convocada para as Olimpíadas de Londres em 2012, disputou os 400 m com barreiras quando, nas semifinais, obteve a marca de 61.34seg, garantindo uma vaga na final.

No último domingo (12), a atleta não conseguiu repetir o bom desempenho e ficou um segundo acima desse tempo, terminando sua última prova por Rio Claro com a sétima melhor marca do Brasil, que segundo Pizzirani “é muito importante para a atleta, que já tem convites para grandes equipes como Campinas, São José dos Campos e São Bernardo do Campo. Essa era uma das maiores apostas da cidade para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, porém a vida às vezes não é como queremos e situações como essa acontecem. Mesmo assim, a equipe continua viva e iremos lutar por outras conquistas no futuro”.

JOGOS ABERTOS

Inicialmente previstos para ocorrer entre 3 e 15 de novembro, os Jogos Abertos do Interior deste ano foram adiados para o período de 17 a 29 do mesmo mês, em Bauru, por conta da realização do Saresp, exame de avaliação geral da rede estadual de ensino, já que as escolas servem como alojamento das delegações.

Uma novidade será a obrigatoriedade das cidades classificadas enviarem representantes, caso contrário serão punidas com a exclusão dos Jogos Regionais do ano seguinte. Diante disso, a prefeitura, através de nota enviada por sua assessoria de imprensa, garante a participação da cidade nos Jogos Abertos, mas com restrições.

“A participação de Rio Claro nos Jogos Abertos acontecerá conforme a realidade financeira do município, o que deverá exigir uma redução na delegação”, diz a nota.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Rio Claro FC apresenta equipe para Série A2

Ferraz vence o Bahia de Araraquara no duelo de campeões da região