Bate-papo Cultural é um evento aberto ao público e será realizado na sede do Arquivo (Foto: arquivo JC)

Divulgação

Bate-papo Cultural é um evento aberto ao público e será realizado na sede do Arquivo
Bate-papo Cultural é um evento aberto ao público e será realizado na sede do Arquivo

O patrimônio imaterial é tema do 75º Bate-papo Cultural que será realizado nesta quarta-feira, às 20h, no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. O professor de história Rodrigo Modesto do Nascimento falará como o patrimônio cultural imaterial ou intangível compreende as expressões de vida das comunidades em todas as partes do mundo.

Mestre em história pela Unesp de Assis e doutor em história pela PUC de São Paulo, Rodrigo Modesto leciona no Centro Universitário Claretiano e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Em sua palestra “Patrimônio Imaterial: Diversidade, Conflito e História”, o pesquisador abordará como os indivíduos e os grupos das sociedades recebem as tradições de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes. A aula apresenta também a historicidade do conceito do patrimônio imaterial do Brasil. Traça o assunto desde a elaboração do anteprojeto do Serviço do Patrimônio Artístico Nacional (SPAN) até o momento atual, com o Decreto federal nº 3.551/2000, que instituiu o “registro” como instrumento de preservação dos bens de natureza imaterial.

Após a palestra, será aberto um debate com os participantes. O Bate-papo Cultural é aberto ao público, conta com sorteios de kits com produtos do Arquivo e oferece certificado de participação. Mais informações pelo telefone 3522-1938 e pelo site www.aphrioclaro.sp.gov.br. O Arquivo Público fica na Rua 6, nº 3.265, Alto do Santana, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Um ajudante do ‘Bom Velhinho’ na Cidade Azul

Autora de Rio Claro lança livro com temática de fim de ano