Uma bebê de apenas dois meses faleceu na madrugada desta terça (14) no bairro Jardim Novo I, em Rio Claro. Segundo consta no boletim de ocorrência, o qual a reportagem do Jornal Cidade teve acesso, a mãe informou que por volta das 23h30 de segunda-feira (13) alimentou a filha com leite e após ela ter arrotado a colocou para dormir. Foi quando por volta das três da manhã, já na madrugada desta terça-feira, foi verificar como a filha estava e notou que a bebê estava imóvel e não respirava.

A mãe acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) imediatamente. Os socorristas chegaram ao imóvel da família, e o médico do Samu constatou o óbito ainda na casa. Ainda assim, os socorristas levaram a bebê até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Avenida 29, no Bairro do Estádio, onde novamente foi constatado o óbito pelo pediatra plantonista.

O médico que atendia a criança afirmou que não poderia atestar a morte, mas disse que a provável causa teria sido broncoaspiração por refluxo prévio (refluxo gastroesofágico) e que não encontrou nenhuma lesão durante o exame físico. O corpo de Maria Alice Lopes Parreira será velado às 8h desta quarta-feira (15) no Velório Municipal e sepultado às 9h no Cemitério Municipal São João Batista.

Broncoaspiração por refluxo prévio ocorre quando o conteúdo ácido ou alimentício do estômago, devido ao refluxo gastroesofágico (quando o ácido do estômago sobe para o esôfago), é aspirado para as vias respiratórias. Quando o conteúdo ácido ou alimentar entra nos pulmões, pode levar a complicações como pneumonia, inflamação pulmonar e até sepsis, que podem ser fatais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.