Valdira Guimarães Augusto
Acontece neste fim de semana Black June, festa que já é tradição no município e, conforme os organizadores, tem por objetivo unir as tradições dos festejos juninos a elementos da cultura negra, como samba e a black music. Neste sábado o evento começa às 18h30 e no domingo a partir das 12h30, com ampla programação na Avenida Ulysses Guimarães, entre as avenidas 22-A e 24-A, na Vila Indaiá. A entrada é gratuita. A festa conta ainda com praça de alimentação e de artesanato.
No sábado a programação contará com apresentação do grupo Jeito Simples; MPBrasil; Marcio Art, ex-Art Popular; e Projeto Raizeiro, com destaque para o samba raiz com sambistas de toda a região. Já no domingo será a vez de Chorinho; Bruno Black; Samba & Prosa; As SophiaS, com a vocalista angolana Jéssica Areias; Samba da Ladeira; TM Mascote; Daniel Garnet e Peqnoh, e o grupo de rap SNJ. Em ambos os dias participarão os DJs da Banca Forte da Sul, de Rio Claro.
Organizada pela Família Bronx, a Black June, quando realizada apenas no sábado, recebia público de cerca de 3 mil pessoas. Após a ampliação para dois dias, o público dobrou. De acordo com Davi Betanho Romualdo, um dos organizadores do evento, este ano será a 17ª edição da festa, que há cinco anos recebe o apoio da Prefeitura Municipal. “A ideia desta festa é unir as tradições dos festejos juninos a elementos da cultura negra, como o samba e a black music, para a realização de uma grande festa para a comunidade negra e comunidade em geral, criando assim um espaço para manifestação desta cultura”, explica.