O 1º Encontro dos Agentes Ambientais, ação realizada pela Prefeitura Municipal de Rio Claro, teve seu encerramento na última sexta-feira, dia 30. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto do município, participou da iniciativa, que aborda temas relevantes para a preservação do meio ambiente.
As atividades ocorreram durante todo o mês de junho e mais de 900 alunos participaram desse importante projeto de conscientização ambiental.
Dentre os assuntos em pauta, a BRK destacou a importância das matas ciliares na preservação dos recursos hídricos, considerando sua importante contribuição para a quantidade e qualidade da água disponível. A concessionária também levou para a ação informações essenciais sobre o sistema de esgotamento sanitário e sua relevância para a preservação dos ecossistemas aquáticos.
O nome mata ciliar vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos, como são os cílios para nossos olhos. As matas ciliares compreendem as áreas de vegetação localizadas próximo às margens de rios, lagos, córregos, represas e em torno das nascentes. Elas desempenham um papel essencial na proteção dos corpos d’água, agindo como filtros naturais, retendo sedimentos, nutrientes e poluentes carregados pela chuva, contribuindo para evitar o assoreamento (processo de acúmulo de areia, terra, rochas, matéria orgânica e lixo no leito dos rios, causando a redução da sua profundidade). As matas ciliares ainda são abrigo e fonte de alimento para várias espécies de animais, além de atuar como corredores ecológicos.
Simulação
Para simular o efeito desse processo, foram realizados experimentos demonstrativos, mostrando a ocorrência de chuva em 3 ambientes: solo coberto por vegetação, solo coberto por matéria orgânica e solo desnudo. Os resultados revelaram como a falta de cobertura do solo pode afetar a qualidade da água que escoa para os rios.
“Parcerias como a estabelecida com a Secretária de Educação de Rio Claro, são importantes para a conscientização sobre o meio em que vivemos. Conhecendo sobre as matas ciliares, os alunos podem replicar essas informações, o que resulta em um ambiente mais sustentável”, destaca Thais Cortina, gerente de sustentabilidade da BRK.
Para o coordenador de Educação Ambiental do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretária Municipal de Educação de Rio Claro, Edison Norberto de Andrade, as atividades práticas apresentadas pela concessionária despertaram nas crianças o compromisso de promover a conscientização de ações efetivas para preservar os recursos naturais e garantir um futuro sustentável para a cidade de Rio Claro. “A participação e as metodologias adotadas pela BRK, refletiram nos alunos o engajamento e o compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente. Esta parceria é fundamental para enfrentar os desafios e sensibilizar sobre os temas relacionados ao meio ambiente”, conclui o coordenador.
O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Educação, por intermédio do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) e também pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, e contou com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses, do Daae de Rio Claro e Consórcio PCJ.