Lucas Calore
Nessa quinta-feira (5), no dia em que completou 105 anos de fundação, a Escola Municipal Marcello Schmidt apresentou aos alunos e corpo docente o novo busto do patrono do grupo escolar.
A restauração foi um trabalho realizado pelas professoras de arte Vania M. L. Duarte e Fernanda C. G. Santicioli. A escola não sabe oficialmente quando o busto chegou ao local, mas as professoras acreditam que foi há décadas.
A restauração
O busto, feito em gesso, era pintado de preto e estava bastante deteriorado. Agora, está na cor bronze e recuperado. “Escolhemos pintar dessa cor para que desse destaque, é bem merecido”, diz Fernanda.
A professora Vania vai além. “É para chamar a atenção e preservar a memória da escola. Se não preservar o passado, não há futuro”, conclui. Na escola ainda há um quadro pintado pelo próprio Marcello Schmidt, para o qual quem posa é Floriano Peixoto, político em sua época.
O patrono
Marcello Schmidt nasceu em 5 de maio de 1861 no município de Valença, no Rio de Janeiro. Mudou-se para a Cidade Azul aos 20 anos para trabalhar com o pai, que era engenheiro em estrada de ferro.
Chegou a ser vereador por 11 anos e presidente da Câmara Municipal de Rio Claro de 1892 a 1895, além de deputado estadual e o primeiro prefeito da cidade entre 1911 e 1913.
Prédio histórico
Construído em 1865, o prédio que abriga a escola foi cedido em testamento pelo Visconde do Rio Claro para sua neta Clementina Eugênia de Oliveira, casada com Marcello Schmidt.