O ex-prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (PRD), se pronunciou nesta sexta-feira (13) sobre a impugnação da candidatura a prefeito na eleição. A coluna Farol JC (@faroljc) antecipou a saída do candidato do pleito eleitoral no início da semana e na quinta-feira (13) confirmou que Juninho não iria mais disputar a Prefeitura de Rio Claro diante da maioria formada no STF que o torna inelegível.
Porém, ainda nesta sexta-feira (13), a Justiça Eleitoral indeferiu o seu registro de candidatura. Em nota, Juninho afirma que está “deixando a disputa eleitoral de cabeça erguida e ficha limpa, por imposição de um sistema perverso que deve ser mudado”, comenta. Ele lembra que há dois anos, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo havia deferido por unanimidade a sua candidatura a deputado estadual.
“Isto porque, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) reconheceu que minhas contas, embora rejeitadas, não apresentaram dolo e nem sofreram imputação de débito. Inconformados e já visando me tirar das eleições 2024, poderosos recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que entendeu que a rejeição das contas pela Câmara Municipal, independente do parecer do TCE é, por si só, suficiente para impor inelegibilidade”, critica.
Juninho destaca que recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que, num primeiro momento reconheceu repercussão geral do recurso, mas no julgamento final fez prevalecer a visão do TSE. “Deixo, como disse, a disputa eleitoral de cabeça erguida e sem dever nada a justiça dos homens. Perdemos a batalha, mas continuaremos a combater a mentira para restabelecer a verdade! Agradeço a Deus, a minha família e a todos os rio-clarenses”, finaliza.